Ostrogodos e Visigodos

Povos bárbaros do século II; em verdade poucos povos não eram bárbaros no século II; famosos pela coragem e fidelidade de seus guerreiros. Conquistadores, instalaram-se as margens do Danúbio, sendo assim denominados ostrogodos ou visigodos de acordo com a margem ocupada.
Os primeiros incursaram-se para a Itália, a qual prosperou sob o domínio do imperador Teodorico. Sua morte e as disputas de sucessão permitiram a invasão do exército romano oriental. O povo ostrogodo foi então dispersado ou escravizado.
Os visigodos, por outro lado, após séculos de batalhas junto a Itália partiram para a Gália e Hispânia. Próximo ao ano 500, foram derrotados pelos francos e expulsos para a Espanha, e por algum tempo foram liderados pelos ostrogodos.
Adquiriram independência e, lutando contra os povos bárbaros hispanos, tomaram o país. Gerou-se então um problema de ordem religiosa, pois estes povos eram católicos. Em 589 o catolicismo tornou-se a religião oficial da Espanha Visigótica, abrindo caminho para o desenvolvimento cultural e artístico que culminou no surgimento da arquitetura gótica.



Deixar uma Resposta